Apresentação do MuHNA

Introdução

O Museu de Histório Natural do Araguaia – MuHNA é uma iniciativa de um grupo de professores do Campus Universitário do Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso, que buscam proporcionar um espaço público para difusão da ciência, de uma maneira divertida e envolvente.

Os museus de ciências visam difundir os conceitos científicos de maneira participativa, acessível e divertida à população em geral e, particularmente, a estudantes e professores do ensino formal, sendo uma relevante fonte de apoio para as atividades docentes desde o ensino fundamental até o ensino superior.

A principal forma de comunicação em museus são as exposições, ou seja, a parte que é apresentada ao público visitante. Os museus de história natural produzem conhecimento e por meio das exposições este é transmitido para a sociedade, em uma linguagem menos técnica e mais acessível.

Atualmente a tecnologia vem sendo utilizada em novas áreas, incluindo a educação, especialmente em ambientes não formais como os museus. No MuHNA você irá encontrar diversas atrações tecnológicas, entre elas cinema, sistemas com animais tridimensionais, jogos, entre outras.

Histórico

O Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA) foi idealizado pelos professores da Universidade Federal de Mato Grosso do campus universitário do Araguaia, Dra. Márcia Cristina Pascotto, Dr. Silvio Cesar O. Colturato, ambos do curso de biologia, Dra. Luana dos Anjos Ramos do curso de biomedicina e o Dr. Ivairton Monteiro Santos do curso de ciência da computação.

Sua inauguração ocorreu no dia 05 de junho de 2018, e até dezembro de 2018 foram mais de 3 mil visitantes. Pessoas de 16 estados, 82 cidades e 3 países já passaram pelo museu. Escolas das três cidades, Barra do Garças – MT, Pontal do Araguaia – MT e Aragarças – GO fizeram visitas educativas e só em 2019, já foram mais de 280 alunos.

No decorrer de suas atividades o MuHNA já sediou ações como a Semana de Ciência e Tecnologia, Oficina de fantoches, a Exposição fotográfica Modos de ver e a intervenção de uma estudante do curso de licenciatura em biologia.

Atualmente o museu conta com acervos de paleontologia, geologia, invertebrados, artrópodes, peixes, anfíbios e répteis, aves e mamíferos. Além das peças expostas, o MuHNA proporciona atrações como o cinema 3D, onde são projetados diversos filmes, em uma TV de 60 polegadas, a sala dos sentidos, onde você utilizará o tato e o olfato para identificar o que a ciência e a natureza podem oferecer.

Existem seis projetos de extensão que compõe as atividades do museu, sendo eles o “Acervo de zoologia do MuHNA” e “Visitas ao MuHNA” coordenados pela professora Márcia Pascotto, “Oficina de peças anatômicas” coordenado pela professora Luana Ramos, “Oficina de preparação de fósseis” coordenado pelo professor Silvio Colturato, “Projeto digital do MuHNA” do professor Ivairton Santos e “Divulgação Científica” do professor Augusto Bozz.

Missão, Visão e Valores

Missão: Popularizar e divulgar o conhecimento de modo interativo para democratizar a ciência na região do Araguaia.

Visão: Ser uma instituição museológica de referência de acesso à ciência, por meio da interatividade, tecnologia e inclusão social.

Valores:

  1. Respeito à diversidade;
  2. Cordialidade;
  3. Cooperação institucional;
  4. Acessibilidade universal;
  5. Universalidade do conhecimento;
  6. Excelência;
  7. Sustentabilidade;
  8. Transparência

Regimento Interno do MuHNA

Para acesso ao Regimento Interno do MuHNA, basta clicar aqui…

Equipe do MuHNA

Clique aqui para conhecer a equipe de profissionais do MuHNA.