Os membros do Conselho Diretor do Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA) já preparam o Plano de Ações para o ano de 2022. Esta é uma das primeiras ações do conselho nomeado em setembro de 2021 e que reúne professores, servidores e acadêmicos dos três institutos do Campus Universitário do Araguaia.
Segundo a diretora do museu Profa. Dra. Márcia Cristina Pascotto, o desafio para os próximos anos é garantir recursos financeiros e humanos para a manutenção e exposição do acervo. A diretora adianta que está em contato com a Procev, a vice-reitoria e a direção do ICBS para angariar fundos financeiros e profissionais para a manutenção das instalações. Recentemente, foi autorizada a contratação de estagiário para atendimento ao público. “Além disso, os conselheiros do museu também estão sempre acompanhando editais para fomentar projetos de pesquisa e de extensão”, completa.
As novas atrações do MuHNA para 2022 são resultado da parceria com o Grupo de Estudos em Mamíferos Marinhos Lagos (GEMM-Lagos), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ). São esqueletos de golfinhos, de três a quatro espécies de tubarões de pequeno porte, algumas raias, alguns polvos, lulas, conchas, moluscos marinhos etc. “Por estarmos em uma região de Cerrado, nosso acervo de animais marinhos é reduzido. Essa doação do GEM-Lagos vem aumentar nosso acervo de animais desse ecossistema”, pondera Pascotto.
A proposta para 2022 é investir principalmente nos projetos de visitação para receber o máximo de alunos e professores da Educação Básica de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças. Os visitantes ainda terão acesso às oficinas e mostras de cinema que acontecerão nas férias de julho, na temporada de praia na região, sempre com parceria com docentes e acadêmicos da UFMT.
Retomada
Para a retomada das atividades pós-pandemia, o MuHNA está se preparando. Na primeira reunião em outubro de 2021 o tema já foi debatido e será elaborado um plano de retorno das atividades presenciais, que foi solicitado pelo ICBS, e encaminhado no final de dezembro de 2021.
Confira a seguir a entrevista completa com a diretora do MuHNA.
O Conselho Diretor recentemente nomeado é resultado da aprovação do Regimento do Museu pelo Conselho Diretor da UFMT. Como foi esse processo de institucionalização?
Segundo a diretora Márcia Pascotto, o conselho diretor foi nomeado após a criação pelo Conselho Diretor da UFMT, por meio da Resolução 22/2019 que criou o Museu História Natural do Araguaia e da CD 05/2020, que vinculou o museu ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde do Campus Araguaia.
Quais os principais desafios do MuHNA para 2022 e como os conselheiros se preparam para ampliar o público da instituição?
Os principais desafios do MuHNA para os próximos anos é garantir recursos financeiros e humanos. Primeiramente, garantir recursos financeiros para manutenção do acervo, tanto em exposição quanto aquelas peças que precisam ser preparadas, e ampliar as coleções. Estamos em contato com a Procev, a vice-reitoria e a direção do ICBS para angariar fundos financeiros para a manutenção das instalações. Além disso, os conselheiros do museu também estão sempre acompanhando editais para fomentar projetos de pesquisa e de extensão. .
Outro desafio é a composição de recursos humanos, pois não temos funcionários para atendimento ao público. Só temos a equipe de professores e uma servidora técnica que dedica parte da sua jornada especificamente no museu, sendo responsável pela parte técnica de preparação e manutenção do acervo, mesmo não sendo exclusiva do MuHNA. O desafio é a contratação ou designação de servidores exclusivamente para o atendimento ao público, pois recebemos cerca de 40 visitantes a cada visita técnica, o que torna inviável receber os visitantes com apenas com um monitor. Nos reunimos recentemente com a direção do ICBS e a vice-Reitoria buscando a contratação de servidores e estagiários para que possam atuar tanto no atendimento ao público quanto no preparo do acervo.
Como o museu prepara-se para a reabertura pós-pandemia? O conselho tem debatido um plano de retomada?
Para a retomada das atividades, estamos nos preparando desde a constituição do Conselho Diretor. Na primeira reunião em outubro o tema já foi debatido e estamos elaborando um plano de retorno das atividades presenciais, que já foi solicitado pelo ICBS, e será encaminhado até o final de dezembro.
Na reabertura, o público terá novas atrações (novas coleções, por exemplo)?
Na abertura em 2022, iremos expor um acervo de invertebrados e vertebrados marinhos que recebemos do Grupo de Estudos em Mamíferos Marinhos Lagos (GEMM-Lagos) ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ). Diante da informação da oportunidade de doação, entramos em contato e nos doaram esqueletos de golfinhos, de três a quatro espécies de tubarões de pequeno porte, algumas raias, alguns polvos, lulas, conchas, moluscos marinhos etc. Por estarmos em uma região de Cerrado, nosso acervo de animais marinhos é reduzido. Essa doação do GEM-Lagos vem aumentar nosso acervo de animais desse ecossistema. Além disso, vamos reorganizar o espaço expositor das coleções com essas novas peças incorporadas e outras que já estão em preparação para a visitação.
Em quais projetos o museu pretende investir esforços no próximo ano?
Vamos investir principalmente nos projetos de visitação para receber o máximo de alunos e professores da Educação Básica por meio de parcerias com as prefeituras de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças. Infelizmente, a UFMT não dispõe de transporte para trazer os alunos. As parcerias visam garantir o acesso dos estudantes locais ao museu, que equivalem a cerca de 80% dos visitantes.
Também iremos fortalecer os projetos de pesquisa para que professores e pesquisadores associados possam trazer recursos ampliando o acervo de pesquisa, a visitação e os equipamentos. Da mesma forma, os projetos de extensão, especialmente os programas, Cultural e Educação Museal, terão atenção especial, como os eventos nacionais Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a Primavera dos Museus, eventos em que podemos desenvolver atividades locais de acordo com o tema proposto e recursos recebidos das agências financiadoras.
Além disso, o museu seguirá com os projetos educativos e formação de professores por meio de oficinas e mostras de cinema que acontecerão nas férias de julho, na temporada de praia na região, sempre com parceria com docentes e acadêmicos da UFMT. Ainda em termos educacionais, vamos nos esforçar para a aquisição de mobiliário e brinquedos, compondo uma brinquedoteca com móveis e brinquedos educativos para que crianças de até 10 anos possam ter outras atividades educativas, além das visitas e das mostras de cinema, por exemplo.
Esses projetos estão alinhados ao Plano Museológico que está em construção?
Todas essas ações, programas e projetos estão alinhados com o Plano Museológico. Toda instituição, conforme prevê o Estatuto dos Museus, precisa registrar anualmente o planejamento, que inclui a política de descarte, entre outras normativas. Nosso plano deverá contemplar o diferencial do MuNHA, que é a inclusão. Por isso, a instituição pretende incluir o máximo possível de público de forma cada vez mais abrangente e inclusiva, prevendo isso no Plano Museológico. O museu já nasceu com a Sala dos Sentidos, incluindo pessoas com deficiência visual na visitação explorando pelo tato e pela audição uma parte do museu. Os videntes também podem experimentar as mesmas sensações de olhos vendados e guiados pelos monitores. Neste sentido, pretendemos ampliar essa acessibilidade com legendas em braille e língua xavante nas placas informativas e vídeos com legenda em LIBRAS.
Conheça os integrantes do Conselho Diretor do Museu de História Natural do Araguaia
- Márcia Cristina Pascotto – (Diretora)
- Luana dos Anjos Ramos (Vice-Diretora)
- Deyvisson Pereira da Costa (Membro Titular Docente)
- Ivairton Monteiro Santos (Membro Titular Docente)
- Silvio Cesar Oliveira Colturato (Membro Titular Docente)
- Lusnaiara Rodrigues Lima – (Membro Titular Técnico Administrativo)
- Sthefany Gonsalves Teixeira – (Membro Titular Discente)
- Fabiana Morandi Jordão – (Membro Suplente Docente)
- Maurício da Silva Guedes – (Membro Suplente Docente)
- Maxwell Gomes Miranda – (Membro Suplente Docente)
- Heloisa Lima de Carvalho – (Membro Suplente Técnico Administrativo)
- Ingred da Silva Nascimento – (Membro Suplente Discente)